Vitamina C! Ela é poderosa, mas precisamos falar sobre!

Vitamina C! Ela é poderosa, mas precisamos falar sobre!

Que a vitamina C é um excelente antioxidante, todos aqui estamos cansados de saber, certo?
 Mas você sabia que existem 4 tipos dessa vitamina? 
 Além do acido ascórbico, que é a forma natural e como encontramos na natureza e nos animais, nós podemos encontrar em formulações cosméticas as seguintes variações: 
Ascorbyl palmitate: Esse é o mais comum entre elas. Solúvel em óleo (quanto a natural é solúvel em água), essa, apresenta menos irritabilidade a pele e apresenta mais estabilidade a luz e armazenamento. 
 Algumas de suas maiores desvantagens são: gerar radicais livres (por se tratar de um produto não natural e produzido a partir do ácido palmítico) e aumentar as inflamações na pele, como cravos e espinhas, já que se trata de um produto óleo-miscivel. 
Magnesium Ascorbyl Phosphat: essa já é a pegada pra quem tem pele sensível a PH baixos! Além de contar magnésio, que é um mineral essencial para a pele, possui fosfato, que ajuda a carregar cargas elétricas à pele, ajudando na produção de colágeno.
 Suas desvantagens são: por ser um produto não-natural, a pele não responde, de forma significativa, o que faz com que sua absorção seja menor.
Outro ponto a levantar é o fato de alguns micro-organismos da própria pele, serem sensíveis ao íon fosfato, o que causaria algum tipo de desequilíbrio na flora da pele. 
Tetrasubstudies Lipophilies Ascorbates: Essa já faz parte da nova geração de vitamina C, encontrada no mercado.
 Pouco estudada, ainda não sabemos quais são, de fato, seus efeitos colaterais e benéficos a pele. O que sabemos é que é mais eficaz na síntese do colágeno (comparada as outras) e mais estável a luminosidade.
Ácido ascórbico: essa é, de fato, a melhor vitamina C que sua pele precisa. Provém de fontes naturais e renováveis, o corpo entende, de fato, que você a consumiu e rapidamente a coloca para trabalhar, em nosso benefício
 Seus pontos negativos são associados a sua baixa estabilidade, tanto a luz quanto a armazenamento. Uma vez solubilizada, em água, começa a perder potência antioxidante e, para se montar "poderosa", precisa estar em em conjunto com Ácido ferúlico e algum outro antioxidante. Toda essa mistura, por sua vez, pode diminuir muito o valor de PH da formulação e, em peles muito sensíveis, pode causar incômodo à esse princípio.
 Mas, afinal de contas, como eu escolho o melhor produto? 
O melhor produto sempre vai ser aquele que cabe no seu bolso! 
Mas alguns pontos, precisamos levantar aqui:
- Sempre escolha produtos que possuam acido ascórbico, na composição. Esse é a única forma de vitamina C que é 100% ativa, sem efeitos colaterais, antioxidante, anti-inflamatória, anti-idade... Ela sempre será a suprema!
- Preste atenção s concentração dessa vitamina! A concentração que a torna mais ativa é entre 10% a 15%. Como é que eu faço pra saber isso?! 
Bom, quanto mais próximo do primeiro ingrediente (na bula de composição) maior é a sua concentração.
- Quanto menos água, melhor! Quanto menos água, na formulação, mais estável a vitamina se torna. E como é que você sabe disso?! A água precisa estar mais abaixo do 3 ingrediente da formulação. 
- Se atente a ter seus amiguinhos de trabalho! Como dito antes, o acido ferúlico, ácido cítrico, ácido málico... Sempre são encontrados em, parceria da vitamina c, nas frutas e alimentos. O que torna sua estabilidade muito maior. 
- Se atente a cor! Quando a vitamina C já foi oxidada, sua coloração varia entre o castanho (cor de ferrugem) ao laranja (a cor da fruta mesmo). Então, quando você está comprando produtos que possuem algum tipo de colocação, que não seja branca, transparente, amarelo claro... você está sendo enganado! Essa colocação está lá para mascarar essa oxidação. O frasco onde essa produto e guardado também precisa ser escuro!
Algumas coisas que precisamos ressaltar é que, por mais que a vitamina C seja um excelente antioxidante, um poderoso aliado ao foto envelhecimento, está diretamente ligada à produção de colágeno na pele, combate radicais livres e tudo aquilo que nos já sabemos, a melhor forma de você se beneficiar desses efeitos é consumindo-a de na forma de alimentação e de forma natural (nada de querer suplementar sem antes falar com seu médico, combinado?), consumindo frutas, verduras e legumes, além de manter hábitos saudáveis e praticar atividades físicas, sempre que possível!
 Para te ajudar a ter os benefícios dessa vitamina, na pele, nós formulamos 2 produtos, que só a Manacá traz, com toda tecnologia verde ;)
Voltar para o blog

Deixe um comentário